01/06/2011

"O Sono Polifásico - será uma loucura?"

O João Leite, da nossa turma, já me tinha falado quando decidimos abordar o tema do sono sobre este assunto. Porém nunca me tinha debruçado sobre o mesmo, achando agora uma boa altura de o fazer.

"O sono polifásico é um padrão de sono alternativo no qual o tempo dedicado ao descanso pode ser reduzido até duas horas por dia sem causar danos a saúde. Ele é atingido pela separação do período de sono em vários momentos mais curtos e espaçados ao longo do dia, aproximadamente 15 a 20 minutos.

Historicamente foi utilizado por pessoas que não conseguiam ter longos períodos de sono,devido às actividades exercidas, como velejadores, astronautas. Acredita-se que tenha também sido utilizado por diferentes motivos e de diferentes maneiras por personalidades como Leonardo da Vinci, Lord Byron, Benjamin Franklin, Nikola Tesla, Thomas Edison, Wiston Churchill e Napoleão Bonaparte. A partir dos anos 1970, o sono polifásico passou a ser acompanhado em laboratório ganhando logo um acompanhamento científico.

O padrão de sono mais comum, conhecido como sono monofásico, consiste em diversas fases, algumas das quais são longas na proporção em que naturalmente ocorrem. O cérebro inicialmente resiste a períodos mais curtos e freqüentes de sono, mas ao deparar-se com o padrão de sono polifásico, aprende a entrar nos estágios essenciais do sono muito mais rápidamente, como estratégia de sobrevivência.

Este período de adaptação tende a acabar em duas semanas de prática e os sintomas de cansaço são completamente superados após 14 dias. Uma vez passado o período de adaptação, todo o equilíbrio é restabelecido e os "cochilos"(períodos curtos de sono) passam a substituir o sono por longos períodos.

Vantagens:
. Mais energia e disposição;
. Mais tempo(22 horas acordado por dia);
.A mente funciona melhor;
.Sonhos vívidos;
.Vida mais organizada. Pois acorda-se e adormece sempre às mesmas horas podendo então manter uma agenda organizada.
. Alimentação mais saudável, pois pelo factor acima, come-se nos mesmos horários.


Desvantagens:
. O começo é muito muito dificil graças à inadaptação existente;
. Desconexão com o mundo. O mundo é monofásico, assim os compromissos devem ser mudados para se adaptarem ao seu horário;
. Possibilidade de se sofrer alguns preconceitos e falta de apoio no início;"

Isabel Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário