01/06/2011

Tem ou não tem alguma doença do sono?! Descubra!

Se não sabe como são diagnosticadas algumas doenças do sono tem agora opotunidade de ficar a perceber melhor algumas tecnicas utilizadas para se identificar algumas doenças do sono. Há tecnicas muito simples que nem precisam de um exame, é só necessário fazer um estudo histórico médico e fica-se a saber se o paciente tem ou não a doença.


DIAGNOSTICOS:


-Insónia

Pacientes com insônia são avaliados com a ajuda dos históricos médico e de sono. O histórico de sono pode ser obtido com um diário preenchido pelo paciente ou por entrevista com o parceiro de cama com relação à sua quantidade e qualidade de sono. Investigações especializadas do sono pode ser recomendadas, porém somente se houver suspeita de que o paciente possa ter desordens de sono primárias como narcolepsia ou apnéia do sono.


-Apneia do sono

O diagnóstico pode ser feito através de uma história clínica detalhada, na observação da orofaringe e do recurso a exames complementares de diagnóstico, como o estudo poligráfico do sono, que vai detectar alterações cardio-respiratórias, a gravação em vídeo dos períodos de sono do doente (em contexto hospitalar), a tomografia axial computorizada, exame que caracteriza anatomicamente as fossas nasais, nasofaringe e palato e a endoscopia, para visualizar as fossas nasais.


-Narcolepsia

Baseia-se na apresentação clínica de hipersonolência diurna e cataplexia ou hipersonolência diurna com alucinações hipnagógicas e paralisia do sono, através do estudo eletrofisiológico com polissonografia.


-Roncopatia

O diagnóstico pode ser feito através da polissonografia, onde se consegue observar o fluxo de ar, no peito e no abdómen e através de uma história clínica detalhada. O primeiro diagnostico é muito raro ser utilizado para diagnosticar a roncopatia, pois basta um estudo de uma história clínica atraves de companheiros/as para se saber se o paciente tem ou não esta doença.


Joana Arantes

Sem comentários:

Enviar um comentário