12/03/2011

VERDADEIRO OU FALSO?

Estar bem informado é meio caminho andado para adoptar hábitos de sono saudáveis.

Em seguida coloco 10 afirmações sobre sono, que podem ser Verdadeiras ou Falsas.
Para conhecer as respostas correctas, vá até ao fim das afirmações e encontrará as respostas correctas.


QUESTÕES:

1. Não se consegue "funcionar" bem com menos uma ou duas horas de sono do que as realmente necessárias. Verdadeiro ou Falso?

2. Ressonar não faz mal, desde que não perturbe os outros nem acorde o próprio. Verdadeiro ou Falso?

3. Todos sonhamos todas as noites. Verdadeiro ou Falso?

4. À medida que envelhecemos, precisamos de menos horas de sono. Verdadeiro ou Falso?

5. Aumentar o volume do rádio do carro ajuda a manter o condutor desperto, quando está com sono. Verdadeiro ou Falso?

6. A obesidade não afecta nada a qualidade do sono. Verdadeiro ou Falso?

7. Ter insónias significa ter dificuldade em adormecer. Verdadeiro ou Falso?

8. Durante o sono, o cérebro "desliga". Verdadeiro ou Falso?

9. A maioria das pessoas não se apercebe quando está sonolenta. Verdadeiro ou Falso?

10. O corpo humano nunca se adapta ao trabalho com turnos nocturnos. Verdadeiro ou Falso?


RESPOSTAS CORRECTAS:

1. VERDADEIRO
Dormir é uma necessidade biológica, sendo o tempo necessário de sono geneticamente determinado para cada indivíduo, embora possa variar em situações específicas e temporárias (por exemplo, em altura de exames ou durante a gravidez). A maioria dos adultos precisa de, aproximadamente, sete horas e meia a oito horas para funcionar em pleno. Pode habituar-se a dormir menos do que precisa, mas não pode aprender a precisar de menos horas de sono. Procure respeitar as suas necessidades de sono, pois a factura a pagar pela acumulação de sono em atraso pode vir a ser demasiado cara em termos de saúde física e/ou psicológica.

2. FALSO
Muitas pessoas pensam, erradamente, que ressonar significa dormir profundamente. Ora, ressonar afecta sempre a qualidade do sono: implica um esforço para respirar, tornando o sono menos repousante. Nalguns casos, pode até ser um problema de saúde grave. Ressonar alto e acordar várias vezes durante a noite, em sobressalto, com falta de ar, podem indiciar que a pessoa sofre de apneia do sono.

3. VERDADEIRO
Mesmo quando não nos lembramos dos sonhos, todos sonhamos, todas as noites. Temos, geralmente, vários sonhos ao longo de uma só noite, mas lembramo-nos sobretudo dos que ocorrem perto da hora em que acordamos.

4. FALSO
As necessidades em termos de duração do sono mantêm-se durante toda a idade adulta. É frequente os mais idosos acordarem mais vezes ao longo da noite por terem, geralmente, mais dificuldades com o sono. Acabam por ter um sono mais fragmentado do que os jovens adultos e, como as necessidades em horas de sono se mantêm, é frequente dormitarem durante o dia e sentirem cansaço e sonolência.

5. FALSO
Vários estudos mostram que aumentar o volume do rádio, mascar uma pastilha elástica ou abrir as janelas do carro não são medidas eficazes para manter um condutor desperto. Se sente que está ensonado ao volante, ceda a condução a alguém que esteja consigo no carro. Se estiver sozinho, a única solução é parar o carro logo que possível num local seguro e dormir uma pequena sesta, podendo tomar também um café, se este o ajuda a manter-se desperto. A melhor solução passa pela prevenção: procure dormir bem antes de se fazer à estrada e não conduza se estiver a tomar medicamentos que possam dar sonolência.

6. FALSO
Estudos mostram que existe uma associação entre a quantidade e qualidade do sono e muitos problemas de saúde física, nomeadamente a obesidade. Sabe-se que a falta de sono afecta a produção de hormonas associadas à obesidade: à medida que a secreção destas hormonas diminui, as probabilidades de ganhar peso aumentam. Por sua vez, o excesso de peso está associado a problemas como ressonar ou apneia do sono, que, por sua vez, comprometem muito a qualidade do sono.

7. FALSO
Ter dificuldade em adormecer é apenas um dos quatro sintomas associados à insónia. Os outros incluem acordar demasiado cedo e não conseguir voltar a dormir, acordar várias vezes durante a noite (sono fragmentado), e acordar com a sensação de cansaço. A insónia pode ser um distúrbio primário de sono, que não resulta de outro problema de saúde, ou secundário, quando a causa é um problema físico ou psicológico. Na grande maioria dos casos, tem tratamento. Se tem insónias mais de uma vez por semana e sente que afectam o seu funcionamento diário, deve procurar a ajuda de um profissional de saúde habilitado (nomeadamente, através do médico de família).

8. FALSO
Durante o sono, enquanto o corpo descansa, o cérebro mantém-se activo, preparando-nos para um estado de alerta e de máximo funcionamento durante o dia seguinte. Contudo, a actividade cerebral durante o sono não é igual à desempenhada quando estamos simplesmente de olhos fechados, a descontrair. Neste caso, o cérebro continua em estado de alerta e a desempenhar funções mais exigentes do que as realizadas durante o sono. Quando estamos a descontrair, mas não a dormir, continuamos a pensar em alguma coisa, a resolver problemas, etc.

9. VERDADEIRO
A maior parte das pessoas pensa conseguir controlar o sono. Mas estudos mostram que 80% não têm noção disso e que poderiam adormecer a qualquer momento. Atenção: ao volante, quando estamos com sono, não devemos confiar na nossa capacidade em continuarmos acordados. Se estiver sonolento pode adormecer… a qualquer momento e em qualquer lugar.

10. VERDADEIRO
Todos os seres vivos regem-se pelo chamado ritmo circadiano, um ritmo de funcionamento de aproximadamente 24 horas. Este ritmo determina os nossos estados de sono e de vigília e é regulado pelos ciclos de luz e de falta da mesma.
Quer se trabalhe de noite ou de dia, é mais provável sentir sono entre a meia-noite e as seis da manhã. E pouco importa o número de anos a trabalhar em turnos nocturnos: dormir durante o dia continuará a ser difícil, independentemente de se considerar que já se “está habituado”. Os trabalhadores por turnos devem evitar bebidas com cafeína durante a última metade do dia de trabalho. Na hora do merecido descanso, devem eliminar ao máximo o ruído e a luz no quarto onde dormem. É também muito importante não beber álcool antes de se deitarem. Convém respeitar os restantes cuidados para um sono repousante.

Adaptado de: http://www.deco.proteste.pt/saude/dossie-do-sono-s412131/dos/412211.htm

ANA ISABEL SOUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário